terça-feira, 1 de maio de 2012

PJC em festa! \ooo/

Hoje a Igreja celebra o 1º ano da beatificação de João Paulo II, e para nós, da PJC, isso é motivo de muita alegria, pois o temos como nosso patrono! Ele não foi escolhido só por que foi o "Papa da moda", ou o "Papa pop", como as músicas diziam. Não! Nós o escolhemos pois sabíamos da relação de carinho e proximidade dele com a juventude. Sabíamos da atenção e do cuidado que ele tinha e da esperança depositada em nós!Um homem que viajou tanto, pra levar esperança (esperança em Deus) pra tantos lugares; suportando as limitações físicas, sempre com uma boa resposta, um olhar amigo, é digno de respeito e admiração!

Mas antes dele se tornar Papa ele foi padre e, enquanto padre, vivia rodeado de jovens!! (Agora é a hora de você se lembrar daquele sacerdote que você não desgruda, que está sempre perguntando, perturbando, mas com muito carinho e admiração! E aí, que tal rezar por ele?).Você tem noção do que é um sacerdote celebrar a Missa em cima de um caiaque?? Poderia parecer um absurdo, mas João Paulo II veio para mostrar que devemos estar com Jesus em todo tempo, não importando o lugar que seja: ali, naquele momento, Jesus deseja ser adorado, mesmo que seja sobre um caiaque. E aí é bom pensarmos como anda a nossa relação com o Pai, na Eucaristia: temos depositado o devido tempo para esse encontro na Adoração???
Uma marca importante no papado de #JPII foi a Jornada Mundial da Juventude, criada por ele, e que teremos a missão de celebrá-la no nosso estado, em 2013. Tudo, reflexo do amor à juventude.Outro ponto importante a ser colocado é que ele foi o Papa que quebrou várias regras de comportamento, como abraçar as pessoas, segurar as crianças no colo, beijar o chão em todo lugar que fosse... Será que isso acontecia por ele ser mais jovem que os demais? Ou por ser rebelde, contrário a doutrina? Nada disso. Isso acontecia porque ele queria mostrar que Pedro, o escolhido do Senhor, veio para pastorear as sua ovelhas, e como Bom Pastor ele deveria estar no meio delas. Além disso, mostra também que assim como o Pastor, suas ovelhas também devem lançar-se no meio do rebanho e ajudar o Pastor a buscar mais e mais ovelhas.

Se com isso você se sentiu desafiado, que bom!! Para te ajudar a se sentir mais animado, deixo para vocês o lema da nossa pastoral, que é uma frase de Sta. Catarina de Sena, mas que foi atualizada por João Paulo II e que faz muito sentido: "Se vocês Jovens, fossem o que deveriam ser, colocariam fogo no mundo!"

Bom, fica aqui registrado o nosso agradecimento ao Beato João Paulo II por todos os momentos difíceis que passamos enquanto pastoral, e saber que ele olha e reza por cada um de nós, desde a coordenação, até aqueles só vieram a 1 reunião! Mas também é bom saber que ele está conosco nos bons momentos, já que ele sempre foi um Papa alegre e pronto para o serviço!

Beato João Paulo II, rogai por nós!!
Anny dos Santos

Um comentário: