sexta-feira, 25 de maio de 2012

Você conhece o Youcat?

"Estudai o catecismo! Este é o desejo do meu coração. Este catecismo não fala ao vosso gosto, nem vai pelo facilitismo. Na verdade, ele exige de vós uma vida nova. Ele apresenta-vos a mensagem do Evangelho como uma "pérola preciosa" (Mt 13,46), pela qual se tem de dar tudo. Peço-vos, portanto: estudai o catecismo com paixão e perseverança! Para isso, sacrificai tempo! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, lede-o enquanto casal se estiverdes a namorar, formai grupos de estudo e redes sociais, partilhai-o entre vós na Internet! Permanecei deste modo num diálogo sobre a vossa fé."
(Papa Bento XVI)
---


You o quê? Youcat! Ah, em Português seria “você gato”? Claro... que não!

Começo o texto com essa brincadeira porque, acreditem, muitos ainda não conhecem o Youcat. Mas também não é pecado grave não conhecê-lo. Não tem nem um ano que ele foi lançado em edição especial por ocasião da Jornada Mundial da Juventude em Madrid, no ano de 2011. Contudo, se você faz parte da juventude do Papa deve conhecer essa pérola da santa Igreja.

O site oficial doYoucat explica o significado desse nome:
"YOUCAT é em primeiro lugar e sobretudo uma abreviatura de Catecismo dos jovens (YOUth CATechism). Mas há muitas outras interpretações relativamente ao livro e à fé: tu (YOU) está diretamente endereçado. E CAT corresponde a Catecismo e a Católico. Apresentamos mais algumas associações: YOUth CATechism – Catecismo dos Jovens; YOUr CATechism – O teu Catecismo; YOU CATholic – Tu Católico; e talvez ainda YOUth CATholicism – O catolicismo da juventude "
Também no site podemos ver uma breve história de como surgiu a ideia de se montar esse livro, e como foi criado:
"YOUCAT – Fé expressa numa linguagem comum - Em 2006, o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica foi apresentado em Viena. Na conferência de imprensa, uma mulher levantou-se e disse que este livro não era útil para os jovens, e que era necessário um catecismo que chegasse aos jovens de hoje! Ela estava certa. Mas quem escreveria um catecismo assim? Acima de tudo, não poderia ser feito sem o envolvimento dos jovens.

Um grupo de escritores chegou à conclusão de que devia criar um texto baseado no Catecismo da Igreja Católica. Passaram então dois campos de férias de verão a discutir o texto com o total de 50 jovens. Deste modo, o YOUCAT surgiu baseado numa prática diária da fé dos jovens. É isto que o torna tão valioso. O próprio Papa Bento XVI apoiou o projeto desde o início. Ele próprio escreveu o prefácio, recomendando de todo o coração este livro aos jovens." 

Flipbook do Youcat

Esse livrinho de estudos Youcat foi criado exatamente para isso: para que a juventude conheça e ame a sua fé. São Tomás de Aquino diz: "Não gostaria de crer se não pudesse perceber que é sensato crer." E essa perolazinha da Santa Igreja vem nos mostrar exatamente isso: é sensato crer. Para que no final nós, jovens na fé e de diferentes idades, possamos dizer convictamente: "Sei em quem depositei a minha fé" (2 Tm 1,12)




Simbora estudar?
Equipe de Comunicação da PJC


2 comentários:

  1. É importante que o jovem conheça bem sua fé
    sim,por isso a importância da leitura do You
    Cat...eu recomendo.

    ResponderExcluir