segunda-feira, 30 de abril de 2012

Por dentro da JMJ: Simulado de Catequese

Nesse último sábado, dia 28 de abril, foi realizada uma reunião em preparação para o Simulado de Catequese para JMJ, que é um dos eventos principais da Jornada, onde os jovens se reúnem para estudar a sua fé, sob a orientação dos bispos da Santa Igreja. Esse simulado será como um 'treinamento' em preparação para a Jornada, onde teremos centenas ou milhares de jovens numa só paróquia.

Dom Orani ministrando a Catequese na
Igreja de São Sebastião, na JMJ 2011 - Madrid

Acontecerá no dia 19 de maio, de 08:30 às 13:00 hs em 35 paróquias da cidade do Rio de Janeiro. Niterói não terá simulação nesse dia, mas há planos para uma próxima data, onde seremos incluídos (Iuuupii! rs). Contudo, nós estamos mais que convidados, e diria até CONVOCADOS a participar desses simulados. Precisamos lotar as paróquias do Rio. Lembro de uma pergunta que foi feita a um padre do Comitê da Jornada na reunião: “Até quantas pessoas podemos chamar para nossa paróquia?” E o padre respondeu: “É simples, se sua paróquia cabe 500, tenta colocar 5 mil.” E diante dos risos, ele acrescentou: “Apesar da brincadeira, a expectativa da Jornada é por aí mesmo”.

Nesse simulado serão observados e avaliados temas, como: pontos de água, banheiro, serviço médico, transporte, acolhida, dentre outros. Não foi revelado os pregadores dessas simulações, mas pelo que indica no site oficial da Jornada, será abordado um pouco sobre o que é JMJ. A relação das 35 paróquias onde terão as catequeses você pode ver AQUI.

Monsenhor Joel, coordenador geral da JMJ Rio 2013, revelou sobre o simulado em outra ocasião:

“São vários os objetivos (desse simulado). O primeiro deles é ajudar a gerar a consciência da Jornada. Dentro desta consciência, o segundo objetivo é mostrar que embora seja a jornada da juventude, não é exclusivamente da juventude. É a Igreja toda vivendo a Jornada. Em terceiro, que se compreenda que a Jornada não se restringe aos atos centrais, às grandes celebrações. A Jornada tem muitas outras coisas, entre as quais, a realização das catequeses, que é um dos pontos centrais da Jornada. O quarto ponto é ajudar, na prática, a entender o que é uma catequese e o que acontece na vida daquele local, na vida daquela Igreja. Ajudar a sentir a estrutura física e se a comunidade está pronta para fazer o acolhimento. Por isso é muito importante que todo mundo se envolva, que não haja outros compromissos. Foi pedido desde o ano passado, no espírito de Igreja, que não se marque outro compromisso nesse dia, porque os compromissos diocesanos são mais importantes, e dentro dos compromissos diocesanos, a Jornada é um compromisso com toda a Igreja.”
Imagina: 35 paróquias lotadas de jovens de todo estado para simular uma Jornada real?!
Ahhh, nós não podemos ficar fora dessa!
Bora marcar pra irmos juntos?!

Com Jesus e Maria,
Gleyce Perrout.


Nenhum comentário:

Postar um comentário