segunda-feira, 18 de junho de 2012

Castidade: tema de nossa última reunião

Olá, juventude! As reuniões da PJC estão cada dia mais formativas. Nesse último domingo nos reunimos para falar um pouco sobre castidade.  Esse sexto mandamento da Lei de Deus tem sido desafiador para juventude de hoje, que é pressionada por todos os lados a esquecer dele.

Contudo, foi partilhado na reunião que fica menos complicado pecar contra o sexto mandamento, quando obedecemos os cinco que vem antes dele. Sabe quais são? Humm... #Catequese #Catequese... Vai lá no Google, dá uma consultada e volta aqui... (rs) Deus é tão perfeito que nos ajuda até organizando os mandamentos numa forma didática para entendermos melhor.

Mas nessa reunião outro santo deu o que falar: São Francisco de Assis. Ele, para não pecar, fez algo que poucos teriam coragem de fazer. Acompanhe a história:
"São Francisco de Assis enfrentou a tentação duas vezes de maneira agressiva. Uma das vezes, quando sentiu o “fogo” da tentação, passou dias lutando contra a concupiscência dentro dele. Quando ele não agüentava mais, jogou-se no meio das roseiras cheias de espinhos. Ele deu a vitória a Jesus, e Jesus deu a vitória a ele. Hoje, em Assis, ainda vemos essas roseiras que não têm mais espinhos. Aqueles espinhos foram embora porque a intercessão de Jesus uniu-se à vontade firme de Francisco em dizer: “Não, eu não peco!”
Da outra vez, Francisco foi novamente tentado, violentamente, em sua concupiscência. Tudo começou com um sentimento bom: o desejo de ser pai. Enquanto ele olhava para um bonequinho de neve que havia feito, a concupiscência dentro dele o provocava: “Você poderia ser pai de uma criatura assim, muito mais bonita do que essa”. Quando Francisco percebeu a violência da tentação agindo sobre sua sexualidade, empurrando-o para o pecado, ele não teve dúvida: tirou a roupa e rolou na neve para apagar o “fogo” provocado por ela. Isso é que é ser homem. Isso é que é ser santo!

Ceder à concupiscência qualquer fraco o faz... e está fazendo. Mas aqueles que são realmente homens e mulheres de Deus vencem a tentação movidos pela vontade de dar ao Senhor a vitória. A concupiscência pode afoguear seu corpo, seus sentimentos, seus afetos, sua imaginação... Mas você não precisa ceder; não pode deixá-la se enraizar no coração.
(Formação Canção Nova)
Fica a dica de hoje, com a intercessão do Irmão sempre alegre, São Francisco. Pra ninguém é fácil, mas, como repetia o Beato João Paulo II: "A juventude não foi feita para o prazer, mas para o desafio."(frase atribuída a Paul Claudel).

Com Jesus e Maria,
Equipe de Comunicação PJC

Nenhum comentário:

Postar um comentário