sexta-feira, 15 de junho de 2012

Jesus, manso e humilde de Coração...

"Eis aqui o Coração que a tal ponto amou os homens, que nada poupou, até esgotar-se e consumir-se, para testemunhar-lhes seu amor; e, entretanto, só recebo da maior parte deles ingratidões, pelas irreverências, sacrilégios, desprezo e tibieza com que me tratam no meu Sacramento de amor. O que me é ainda mais sensível, é serem corações que me foram consagrados, os que assim me tratam. Por isso te peço que se dedique a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento a uma festa particular com o fim de venerar o meu Coração, fazendo-lhe ato de reparação, comungando-se nesse dia em desagravo pelas indignidades recebidas durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares.”


A primeira sexta- feira depois da Oitava de Corpus Christi é dedicado a celebração do Sagrado Coração de Jesus, esse ano dia 15 de junho. A devoção ao Coração de Jesus é uma das expressões religiosas mais difundidas e amadas da piedade popular. Ela se fundamenta na Sagrada Escritura, onde Jesus se apresenta como o mestre "manso e humilde de coração" (Mt 11,29), que oferece abrigo para as pessoas cansadas e sofridas. 
"Na festa do Sagrado Coração de Jesus lançamos um olhar dentro do Coração de Jesus que, na morte, foi aberto pela lança do soldado romano. Sim, o seu Coração está aberto por nós e aos nossos olhos; e deste modo está aberto o Coração do próprio Deus". (Papa Bento XVI)
O golpe de lança que foi desferido pelo soldado quando viu que Jesus já estava morto e do qual resultou uma última gota de sangue e água, demonstra o grande amor de Deus pela humanidade. É o que expressa Santa Margarida Maria de Alacoque, a grande missionária da devoção ao Sagrado Coração de Jesus: “Eis aquele coração que tem amado tanto aos homens a ponto de nada poupar até exaurir-se e consumir-se para demonstrar-lhes o seu amor”.

Na nossa Paróquia existe uma pastoral muito bonita dedicada a devoção do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria (celebrado um dia depois da Festa do Sagrado Coração), que é o Apostolado da Oração. Formado por fiéis  que, pelo oferecimento diário de si mesmo colaboram na santificação do povo. Sua união vital com Cristo se expressa na participação da missa e adoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia na primeira sexta-feira do mês. Seus membros são chamados a suscitar o espírito de oração, unidade e paz, motivando as famílias a se consagrarem ao Coração de Jesus, através da entronização da sua imagem nas casas. Rezam pelas vocações sacerdotais e religiosas, pelas intenções do santo padre, e se empenham na formação de novos padres e lideranças para a Igreja. A espiritualidade do Apostolado da Oração está centrada na confiança, manifestada na invocação: “Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em Vós”; ou: “Sagrado Coração de Jesus faze o meu coração semelhante ao Vosso”.

Diante de tamanho desejo de Nosso Senhor em se aproximar de nós, que poderemos responder, senão: "Eis-me aqui, Senhor! Te amo. Fazei do meu pequeno e pobre coração semelhante ao Vosso Divino Coração.

E rezemos...
Equipe de Comunicação PJC


Nenhum comentário:

Postar um comentário