sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Discípulos e Missionários de Jesus

Por Gleyce Perrout

Estamos no finzinho do mês de agosto, mês esse em que a Igreja celebra as Vocações. A cada semana meditávamos por um chamado específico. Na primeira semana meditamos sobre o chamado a Vida Sacerdotal, celebrando o Dia do Padre, mesmo dia de São João Maria Vianney, padroeiro dos padres. Na segunda semana meditamos sobre o chamado a Vida Familiar, juntamente com o Dia dos Pais. Na terceira semana celebramos o dia da vocação a Vida Religiosa, com a celebração da Assunção de Nossa Senhora. E nesse último domingo do mês de agosto celebraremos a Vocação do leigo, que coincide com o dia do Catequista.

Mas, acaso você tem conhecimento do que realiza aquele que responde a Vocação Laical? Pra quem olha por cima, pensa que a vocação laical é para aqueles que não conseguiram entrar para um seminário ou mosteiro e decidiu se casar, ou ficar sozinho para sempre. Terrível! Toda vocação tem sua missão. Na verdade, a vocação nasce devido a uma missão que precisa ser executada e somente uma pessoa pode realizar. Você! Vou postar uma breve explicação sobre o que é ser leigo:
"Leigos são todos aqueles chamados à viver a semelhança de Deus, conformando sua vida aos testemunhos e ensinamentos do Cristo, como solteiro ou casados. A vida de solteiro reporta à vocação específica do próprio Cristo que permaneceu, por chamado de Deus, neste estado para dispor de suas capacidades e dons a serviço da humanidade.  
No matrimônio, duas pessoas são chamadas a construir uma comunidade de vida e de amor. Fundamentado sobre a rocha firme e sólida que é Jesus Cristo, o matrimônio cristão é indissolúvel, porque a aliança de Cristo conosco é eterna. No mundo da família e do trabalho, o Leigo, solteiro ou casado, é chamado a ser sinal do Cristo e do seu Evangelho. Cristo prestou o maior serviço à humanidade. O Leigo é chamado também a servir, pela sua capacidade profissional, seus dons e habilidades." (Entendendo a Vocação)
Aí está o ponto: o leigo é chamado a servir! Então, leigo: Onde está seu serviço? Onde está sua Missão? O padre tem uma missão! O religiosa e a religiosa tem uma missão! Os leigos casados tem uma missão! E você, que ainda não casou ou que nem pensa em casar... Qual é sua missão? Não estamos a toa nesse mundo. Se nosso serviço já estivesse concluído, Jesus já nos teria levado pra gozar das alegrias do Céu. Mas se estamos vivos, e espero que estejam, é para algo, para uma missão.

Que nessa última semana do mês de agosto nos faça pedir luzes aos Santo Espírito para sabermos onde nos deseja o Bom Patrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário