terça-feira, 21 de agosto de 2012

Lendo o profeta Jeremias

Por Maria Viviane

Imaginem a minha surpresa quando, na nossa última reunião, nossa irmã Lucimara pediu para abrirmos nossas Bíblias no livro de Jeremias. Foi dito que o livro de Jeremias foi escolhido propositalmente, pois tem uma linguagem forte e direta, diz tudo o que precisamos ouvir. Naquele momento eu tive certeza que Deus estava me dizendo alguma coisa, ou melhor, nos dizendo.

Na sexta feira antecedente à reunião, antes de dormir, estava me sentindo muito angustiada e resolvi rezar o terço. Quando acabei, rezei pedindo a Deus que falasse comigo, que me mostrasse um caminho. Peguei a minha Bíblia pra dar uma lida e abri de repente em qual livro? Isso mesmo, Jeremias. Que dizia o seguinte:
"Escutai, prestai ouvidos e não vos enchais de orgulho, pois quem fala é o Senhor. Rendei glória ao Senhor, vosso Deus antes que surjam as trevas, e antes que se choquem vossos pés nos montes invadidos pelas sombras. A luz que esperais será transformada em escuridão, pois ele a converterá em noite profunda. Se não prestardes ouvidos a minha alma derramará lágrimas em segredo por vosso orgulho, e meus olhos se fundirão em pranto, por causa da deportação do rebanho do Senhor." (Jeremias 13,16)
Naquele momento pensei: o que eu tenho feito para o rebanho de Deus, nosso Pai? O que eu tenho feito em favor dessa juventude tão errônea aí fora que precisa de mim, da minha oração? O que eu tenho feito da minha juventude, de toda a disposição que Deus me deu? A resposta eu já sabia. E quando se fala de Deus, não existe coincidência, existem planos. Planos que Ele quer colocar em prática através de nós, nos usando como instrumento.

Nossa última reunião da PJC foi conduzida pelo Espírito Santo do começo ao fim. Primeiro devido ao número de pessoas, o que não é comum. Segundo porque interagimos e apresentamos propostas significativas pra mudar esse nosso desânimo. E terceiro pelo uso, mais uma vez, do livro de Jeremias. O Wallace citou o exemplo do que vivemos no acampamento PHN, do que passamos lá, das dificuldades que enfrentamos. Como ele disse: ''foi a melhor segunda-feira da minha vida". E realmente foi nossa melhor segunda feira, pois voltamos renovados e fortalecidos no amor de Deus, e isso pôde nos mostrar que quando nos colocamos inteiramente diante de Deus, não há frio, distância, fila ou fome que nos impeça. O que fizemos lá, não foi nada comparado à experiência que tivemos de 150 mil pessoas renovadas juntamente pelo mesmo propósito. Quando na reunião eu ouvi a palavra 'Jeremias', eu sabia exatamente o que ele estava querendo me dizer com isso, pude ver aonde estou errando e acredito que a palavra teve o mesmo impacto para todos que estavam ali. O que temos feito para o rebanho do Senhor ?

Durante a Reunião surgiram as seguintes perguntas: Ludmilla - Como vamos colocar nossa fé em prática se não temos coragem de ir na praça da trindade rezar um terço? Se não praticamos ela em oração? Luana- como vamos colocar juventude em prática se preferimos ficar em casa fazendo qualquer outra coisa a vir pra reunião? Se deixamos que qualquer mágoa, briga ou desentendimento com um irmão, nos distanciar de Deus? Como, hein, meu irmão?

Faça cada uma dessas perguntas pra você mesmo, o que você tem feito da sua juventude, será que ao menos você tem manifestado ser instrumento de Deus através da oração pelo seu próximo? Não precisamos de grande feitos. Ah, se soubéssemos o tamanho do poder da oração! Ser jovem cristão é não deixar a chama do amor de Deus apagar em nossos corações. É demonstrar a cada dia em nossas atitudes, em nossos propósitos. E então irmão? Vamos colocar nossa fé e nossa juventude em prática em todas as partes de nossa vida? Vamos começar agora, desde a oração até a as coisas mais dificeis, porque Ele precisa de nós e nos chama. Então, quem topa ?

"E assim como vigiei para arrancar e derrubar, para devastar, destruir e afligir, agora cuidarei de construir e plantar.'' (Jeremias 31,28).

3 comentários:

  1. Showwww... Vivizinhaa !!!!!!!!!!!!!! Adorei o Post... bjus e abraços a todos


    Wallinha

    ResponderExcluir
  2. Vivi, ser instrumento de Deus é uma dádiva; porém, como sabemos, tudo destinado a Deus nos traz muita luz e amor, mas ao mesmo tempo, mexe com quem quer que estejamos afastados do Senhor. O Mal fica a espreita aguardando que fraquejemos para se apossar de nossa vontade de servir. Oremos todos para que consigamos através de nossas orações milhares, quiçá, milhões de dádivas a todos nós jovens. Nascemos para servir e não tenhamos medo de cair, pois quando fraquejamos Deus está ao lado para nos reeguer e nos dar forças para seguirmos em frente. Deus é mais!!!!

    ResponderExcluir
  3. É MUITO BOM,ESPERO QUE TENHA MAIS!

    ResponderExcluir