sexta-feira, 23 de março de 2012


Estamos no período chamado Quaresma. Quaresma, segundo definição do minidicionário Aurélio, é “os 40 dias que vão da Quarta-feira de Cinzas ao domingo de Páscoa.” No entanto, para nós Cristãos, a quaresma tem um significado muito maior do que este. A quaresma é um tempo de conversão para que possamos nos preparar para a grande festa da ressurreição de Cristo que é a Páscoa.


A Páscoa, anteriormente, era comemorada para festejar o fim do inverno e o início da primavera, pois a palavra Páscoa – do hebreu peschad – significa passagem. Ou seja, a quaresma é o tempo que a Igreja estabeleceu para que possamos nos arrepender de nossos pecados e mudar as coisas que não estão de acordo com os ensinamentos de Cristo.  Neste período que dura 40 dias, nós, Católicos Apostólicos Romanos, nos esforçamos para podermos recuperar o ritmo e o chamado de verdadeiros filhos de Deus.



A cor litúrgica deste período é o roxo, que significa luto e penitência. Neste momento, estamos de luto pela morte de nosso Cristo amado que morreu para nos salvar. Estamos, também, em um tempo que deve que deve ser dedicado a fazermos uma análise de nossas ações e atitudes e observarmos se é este mesmo o caminho que Deus quer que tomemos em nossas vidas de cristãos, pois muitas de nossas ações durante o ano, sem mesmo que percebamos, acaba nos afastando ainda mais de Jesus.


Para falar de penitência, o YouCat  nos fala de forma bastante simples o que significa está palavra para nós Católicos. No capítulo denominado “Sacramentos da cura” em uma das respostas está escrito que “o amor de Cristo revela-se no fato de Ele procurar quem está perdido e curar quem está doente.” Como a quaresma é um período especial para obtermos este perdão e nos reconciliarmos com Deus. Nós da Pastoral da Juventude Católica, como juventude católica, te convidamos a vivenciar a Via Crucis de Jesus Cristo e retirar de nossos corações tudo de ruim que possa estar nos levando para um caminho sem Cristo. Amigos, se aprendermos a “carregar as nossas cruzes” alcançaremos a vida eterna. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário